segunda-feira, 9 de setembro de 2013

How I Met Your Mother (2005 - 2014)



Oi? How I Met Your Mother? É! Isso mesmo! Hoje resolvi indicar um seriado. E justamente este que está prestes a iniciar sua última temporada. :,(
How I Met Your Mother começa em 2030 quando Ted Mosby (Bob Saget no futuro e Josh Radnor no passado - Liberal Arts; Tudo Acontece em Nova York) resolve contar para seus filhos como conheceu a mãe deles. Isto levou quase 10 anos, e até o dia atual eles ainda estão por descobrir quem ela é. Porque a história demora tanto? Ted conta a história desde como ele começou sua busca pela mulher perfeita para se casar. Tudo começa quando seu melhor amigo, Marshall (Jason Segel - Os Muppets; Ligeiramente Grávidos; Eu Te Amo, Cara) pede sua namorada, Lily (Allison Hanningan - American Pie; Uma Comédia Nada Romântica) em casamento. Cismado que envelhecerá sozinho, Ted resolve ir atrás do amor da sua vida. E como todos sabemos, o amor da nossa vida não é aquela pessoa que sorri com os olhos do outro lado do bar pra você, se não, não levaria tanto tempo pra essa história terminar. Logo no primeiro episódio ele conhece a canadense Robin (Cobie Smulders - Os Vingadores; Quase Virgem), que se torna uma das melhores amigas da turma, junto com Barney (Neil Patrick Harris - Os Smurfs 1 e 2).

A série já ganhou 7 Emmy Awards e várias outras premiações. Allison Hanningan ganhou prêmio de atriz de comédia favorita do People's Choice Award em 2010 e em 2012, e Neil Patrick Harris já recebeu 3 prêmios pelo seu famoso personagem, Barney, além de ter virado o meme "true story" na internet e ter frases muito comuns pela rede, como "Challenge Accepted" e "Legen...(wait for it)... dary!"

A série já está para iniciar sua 9ª e última temporada, tendo em média 22 episódios por temporada, sendo que cada episódio tem cerca de 20 minutos. Um comédia romântica com personagens adoráveis. Nada de ficar comparando com outros seriados, não tem essa de é melhor que Friends, nem essa de Friends era melhor, ambas são ótimas e cada uma tem seu toque especial, principalmente porque se passam em épocas diferentes e são bem focadas na "atualidade" de suas épocas.

Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música (Nick & Norah's Infinite Playlist) (2008)

Uma lindeza de filme! Michael Cera (Juno; Scott Pilgrim) e Kat Dennings (2 Broke Girls) formam um casal lindo em um filme lindo, com um playlist lindo. O filme conta a história de dois jovens atípicos que se conhecem em uma noite muito atípica na vida de ambos. A música é o instrumento fundamental na ligação dos dois, tanto na forma como se conhecem, como na história de vida de cada um, e como os gostos de ambos são parecidos. Nick toca em uma banda(típico Michael Cera), e Norah nada mais é que a filha de um dos maiores produtores musicais de NYC. Pra evitar a fadiga de explicar porque estava sozinha em um bar para sua amiga patricinha Thris, Norah pede para um estranho (Nick) que finja ser seu namorado, sem saber que ele é o ex da mesma. Numa noite de muita música, encontros e desencontros eles passam por situações diversas juntos e sozinhos. Um filme pra quem gosta de música boa, de comédia romântica, e personagens fofos em crise existencial.
Baseado no livro de David Levithan, o filme tem 1 hora e meia e um playlist incrível.
Classificação livre. =)


domingo, 25 de agosto de 2013

2 Coelhos

Wow! Depois de um longo tempo sem postar. Vou voltar indicando meu primeiro filme nacional.

"2 Coelhos" é simplesmente o melhor filme nacional de 2012. Trata de um tema muito brasileiro: corrupção e injustiça. Fora de ordem cronológica, a ação mostra a história de Edgar, que escapa de ser preso, após cometer um acidente, pela influência de um deputado estadual. Com sentimento de culpa e indignado com a injustiça cometida a seu próprio favor, ele planeja resolver a situação com suas próprias mãos.

A história é muito boa, a falta de ordem cronológica deixa tudo ainda mais surpreendente, a trilha sonora e os efeitos especiais são incríveis. Não tem como explicar muito sobre a história, pois é o tipo de filme que perde o sentido se contado, mas vale muito a pena assistir. Não se sinta perdido no começo. Quando você menos espera as coisas vão se ligando.






Escrito e dirigido por Afonso Poyart, com Fernando Alves Pinto (Nosso Lar; Lula, o Filho do Brasil), Alessandra Negrini (Sexo, Amor, Traição; O Abismo Prateado), Caco Ciocler (O Xangô de Baker Street; O Bicho de Sete Cabeças). "2 Coelhos" teve os direitos de refilmagem comprados pela produtora Tango Pictures, que está investindo na versão americana do filme. E ganhou os prêmios de Melhor Atriz (Alessandra Negrini) e Melhor Diretor (Afonso Poyart) no Los Angeles Brazilian Film Festival, e Melhor Montagem em Longa Metragem da Associação Brasileira de Cinematografia.
Duração: 1h e 48min. Classificação indicativa: 16 anos.


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Um Dia (One Day)




Hoje é 15 de julho e por que não indicar "Um Dia"? E por que indicar?
Bom, o romance "Um Dia" é baseado no livro de David Nicholls. Conta a história de dois amigos Emma e Dexter, que se conhecem em 1988 e que depois da faculdade seguem vidas distintas e caminhos diferentes. Porém por 20 anos que se passam a amizade e o sentimento entre eles permanecem, mesmo que os caminhos que tenham seguido não fossem o que haviam planejado. O filme se passa somente nos dias 15 de julho desses 20 anos, e mostra a trajetória do quase casal a cada ano que passa. O filme mostra um amor livre e uma amizade mais que sincera. Tem pouco mais de 1 hora e meia, e é muito emocionante, nada pra ver em depressão.Emma e Dexter são interpretados por Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada, Amor e Outras Drogas, Os Miseráveis) e por Jim Sturgess (Quebrando a Banca, Across The Universe, A Viagem).  =)



domingo, 14 de julho de 2013

Tenacious D - Uma Dupla Infernal (Tenacious D in The Pick of Destiny)

Esse meu post é em homenagem ao Dia Internacional do Rock, e além de indicar vou também dedicar esse filme à pessoa que raspou meu cd das Chiquititas no cimento e me apresentou ao Iron Maiden, ao System of a Down e à música boa, como falar de Rock 'n Roll e não lembrar do meu irmão, Arthur Busqueiro .

O filme Tenacious D(2006) conta a história de um garotinho que quer ser uma estrela do Rock e então decide fugir da sua cidade. Em sua busca pelo sucesso JB (Jack Black - Escola do Rock) encontra KG (Kyle Gass - Quase Famosos) e então formam a dupla de rock Tenacious D. Eles descobrem que para atingir o sucesso total do Rock 'n Roll eles precisa da "palheta do destino", que é mágica e feita de um matéria "especial".
Uma comédia musical indicada pra quem gosta de rock. O filme tem 1 hora e meia e é bem animado e "louco", diria que bem no estilo do Jack Black. A classificação indicativa é pra maiores de 14. =)

terça-feira, 9 de julho de 2013

A Mentira (Easy A)

"A Mentira" (2010) não é apenas mais uma comédia "high school". É a melhor de todas! 
O filme é artisticamente baseado no clássico livro "The Scarlet Letter". A personagem principal, Olive é um garota comum em uma típica escola pública americana. Para recusar um convite de uma amiga, Olive inventa uma mentirinha boba, que fica cada vez mais complexa conforme a amiga a questiona. Pensando que seria só uma "desculpa" boba para a amiga, Olive não teme em deixar a história bem detalhada, porém não percebe que Marianne Bryant, a líder do grupo antagonista da escola escuta toda a conversa. A partir daí a mentira inocente de Olive se torna o maior boato da escola. As coisas pioram quando um amigo pede a ela para fingir sair com ela, para que consiga terminar o ensino médio sem sofrer preconceito por ser homossexual, e ela topa. Daí pra frente Olive vira a salvadora da popularidade de muitos "freaks" que sofrem bullying na escola.

O que a história tem a ver com o livro "The Scarlet Letter" você descobre ao ver o filme, sem nem precisar ter lido o livro. É uma ótima comédia, recomendada pra maiores de 12 anos por tratar dos temas sexualidade, mentira e seu vocabulário "ruim". Eu particularmente já assisti três vezes a esse filme e sempre dou risada.
Olive é interpretada pela linda da Emma Stone, conhecida por outros papéis como a escritora Eugenia Pelhan de "Histórias Cruzadas", como Hannah em "Amor a Toda Prova e Gwen Stacy da nova sequência de "O Espetacular Homem Aranha". Sua inimiga Maryanne é interpretada por Amanda Bynes, conhecida por "Tudo que uma Garota Quer", "Ela é o Cara" e "Hairspray".

Emma Stone ganhou o MTV Movie Awards e o Teen Choice Awards como melhor atriz de comédia pelo filme "A Mentira" e o filme ganhou o prêmio de melhor filme de comédia do Teen Choice Award e do Broadcast Film Critics Assossiation Awards. =)


Se Enlouquecer Não Se Apaixone (It's Kind of a Funny Story)

"Se Enlouquecer Não se Apaixone" (2010) é baseado no livro de Ned Vizzini (2007) e  conta a história de Craig, um garoto de 16 anos que sofre dos típicos problemas de ser adolescente: notas escolares e apaixonar-se pela pessoa errada. Porém Craig cai numa depressão de pensamentos suicidas, e pede pra ser internado numa clínica psiquiátrica. Na clínica ele descobre que seus problemas não são tão sérios ao conhecer pessoas com tantos distúrbios diferentes, e se apaixonar por uma garota tão problemática quanto ele.

Esse filme é o que eu classificaria como uma "dramédia", por ser drama e comédia romântica. O título em Portugal faz muito mais sentido, "É uma Espécie de... Comédia". O título no Brasil não tem muito a ver, e só levou esse nome pela participação do Zach Galifianakis, o famoso Alan da trilogia "Se Beber Não Case".
Craig é interpretado pelo inglês Keir Gilchrist, conhecido pelo papel de Marshall Gregson na série "United States of Tara", e a garota Noelle é interpretada por Emma Roberts, sobrinha da atriz Julia Roberts, e conhecida por ser uma das melhores amigas da sereia Aquamarine. O filme é bem leve e "fofo", tem pouco mais de 1h40min e tem um ritmo muito legal, não é super paradão nem é cheio de ações. A censura dele é 12 anos pelo tema depressivo, mas não tem nenhuma cena "proibida para menores". =)

domingo, 7 de julho de 2013

Shame

Bom pessoal, assisti esse filme ontem, então está bem fresco na minha cabeça...
Apesar de não ser um filme fácil de assistir, nem muito agradável eu quero muito indicá-lo pra quem gosta de drama. O filme mostra a vida de um homem que sofre de ninfomania e de como essa obsessão doentia por sexo atrapalha sua vida pessoal, profissional e social.
Como já disse, Shame é um drama. Muito tenso, denso e com cenas longas e muito explícitas. O que tem pra ser mostrado é mostrado! Tanto cenas como diálogos são fortes e diretos.
O filme tem 1h:40min, mas por suas cenas detalhadas e long shots parece demorar mais. Não é filme pra diversão. Não recomendo ver com a família, principalmente com crianças. O drama é interpretado por Michael Fassbender e Carey Mulligan (Irene em Drive), e mostra mais do que você imagina do Magneto de "X-Men", do robô David de "Prometheus" e de Carl Jung de "Um Método Perigoso".

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind)


Minha primeira indicação é de um dos meus filmes favoritos!


Brilho Eterno é um romance fictício. Trata de uma questão que todas as pessoas que já passaram por um termino de namoro já fizeram: e se eu pudesse esquecer, apagar totalmente da memória aquela pessoa?
No filme existe uma clínica onde isso é possível. E de uma forma bem complexa, sem sequência respectiva dos acontecimentos, o filme mostra como seria passar por esse processo de "exclusão" das lembranças de um relacionamento.


O filme tem quase 2 horas e é bem detalhista, a fotografia é um pouco depressiva devido ao tema. Personagens incríveis interpretados por ótimos atores, o elenco inclui, além de Carrey e Winslet: Mark Ruffalo(Hulk em Os Vingadores), Elijah Wood (Frodo em O Senhor dos Anéis), Kirsten Dunst (Marry Jane na trilogia do Homem Aranha), etc. Não recomendado pra assistir por puro entretenimento e diversão. Ótimo pra ver em casal. E também não indico caso você tenha acabado de terminar um namoro e esteja mal por isso. =)

Piloto;

Olá! Bem vindos ao The Hint -  por Thaís Busqueiro.

Estou criando este blog com o intuito de dar dicas de filmes para interessados. A intenção não é fazer resumo, resenha ou crítica a nenhum filme. O blog servirá como uma "base" pra quem está na dúvida do que assistir. Darei dicas sobre vários filmes de diferentes categorias, dando ênfase no contexto geral e o que a pessoa vai encontrar ao assistir àquele filme, e indicando, a partir do meu ponto de vista, se o filme é mais denso, mais light, mais pra descontrair ou pra pensar, se é mais explicito, apropriado pra diferentes contextos e etc. Espero que consiga colaborar com vocês que gostam de cinema, mas ficam na dúvida se vão se decepcionar, ou se vale a pena assistir algum filme. Se quiserem perguntar sobre algum filme, fiquem à vontade para comentar, me enviar e-mails, tentarei tirar o máximo de dúvidas possíveis! Qualquer idéias e sugestões também serão sempre bem vindas: um retorno sobre os filmes que indiquei, se minha opinião contou ou não, ou discussões de filmes em gerais. Sejam muito bem vindos.

Thaís =)